Já o motor de 16v, em alta rotação, tem ganhos significativos sobre o motor equipado com metade das válvulas. Isso acontece porque ele obtém mais ar para se juntar à queima de combustível. Esse tipo de motorização é indicado para quem gosta muito de pegar a estrada ou que deseja uma tocada mais esportiva ao volante. Na cidade, o 16 válvulas gasta mais do que o 8 válvulas. Já na estrada, o 16v geralmente é mais econômico.
Segundo Renato Romio, chefe do Laboratório de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, a febre dos carros com motor de dezesseis válvulas diminuiu, pois a indústria percebeu que o custo-benefício não valia a pena. “Além de tornar o processo de fabricação mais caro, o carro equipado com 16 válvulas é mais cansativo de dirigir na cidade. Por ter uma faixa de torque e potência em alta rotação, exige muitas trocas de marchas, ao contrário do 8v, que tem essa faixa de torque e potência mais baixa e permite menos mudanças, diz Romio.
Existe um mito por trás dos motores 16v. Manutenção cara, alto consumo, pouca potência e etc. Todo carro necessita de manutenção preventiva. Caso isso não seja feito, o custo é muito maior para reparar o dano. Seja em 8 ou 16 válvulas.Fonte: terra.com.br