Então, alguém que está do meu lado, escuta eu falando isto, também olha para a montanha e diz → Que montanha horrível.
Como pode? A montanha é a mesma, uma pessoa diz que ela é linda e outra diz que ela é horrível.
A questão de ser belo ou horrível está na montanha ou está em quem está falando? Fica claro aqui que a questão não é a montanha e sim a percepção que cada pessoa tem do mundo a sua volta, ou seja, nossas crenças, nosso estado de espírito, nosso humor e outros fatores, é que irão nos fazer perceber algo como bom ou ruim. Tudo isto parece óbvio, mas é algo que a maioria das pessoas vive durante as 24 horas do dia sem refletir.
E como isto pode prejudicar a nossa caminhada? Prejudica de várias formas, mas principalmente nas decisões que tomamos durante a vida e que podem prejudicar o nosso emocional, financeiro e demais relacionamentos.
Por exemplo, se você conta algo muito bom para seu marido ou esposa. A pessoa escuta o que você diz e pode responder → O que adianta, depois tudo dará errado mesmo.
Neste caso, a percepção da pessoa é que mesmo que você fale algo bom para ela, ela no fim vai dizer que, depois tudo dará errado #negativismo
Outro exemplo: Se, quando seu filho ou sua filha chega em casa e decide lavar os pratos, limpar o chão da cozinha. Então você chega do trabalho, vê a cozinha arrumada e percebe seu filho ou filha feliz, motivado e mais, então você diz → Arrumar um dia só não adianta nada, é melhor não fazer do que fazer só uma vez.
Entenda que isso condiz com falta de gratidão e de sabedoria para motivar os outros. O que normalmente é prejudicial.
Terceiro exemplo: Você chega para trabalhar e descobre que agora a empresa criou um documento novo para melhorar o controle de algum produto. Quando você fica sabendo da novidade, já procura algum colega de trabalho para dizer que, isto não serve para nada, depois tudo isto irá para o lixo, só vai é aumentar nosso trabalho.
Entenda que isso condiz com falta de crença no projeto dos outros, negativismo sobre a possibilidade de mudança ou até mesmo, medo de informações novas. O que normalmente é prejudicial #obs
Estes três pequenos exemplos nos mostram que devemos tomar cuidado com as montanhas que olhamos todos os dias e o que estamos achando delas, lindas ou horríveis?
A forma como nossa percepção está ajustada é que nos dará lucro ou prejuízo.
Fique à vontade para compartilhar sorrindo 😚