Sobre a história: Acredita-se que a cultura kawaii do Japão tenha começado na década de 1970, quando os adolescentes desenvolveram sua própria caligrafia infantil. Dada uma variedade de nomes, incluindo marui ji (escrita redonda), koneko ji (escrita de gatinho) e burikko ji (escrita de criança falsa), o roteiro estilizado apresentava linhas curvas e parecidas com macarrão ao lado de corações, estrelas e rostos de desenhos animados.
Alguns acreditam que essa tendência foi uma resposta à rígida cultura do Japão pós-Segunda Guerra Mundial, e que esse novo estilo atraente permitiu que os jovens da época expressassem sua individualidade. Enquanto a maioria das escolas baniu o marui ji, o estilo lúdico ganhou popularidade entre os anunciantes na década de 1980 e levou à invenção de um dos personagens kawaii mais famosos da atualidade.Em 1974, a marca japonesa Sanrio lançou seu personagem icônico, Hello Kitty. Desenhado por Yuko Yamaguchi, a gata branca super fofa , sem boca e com um laço rosa. Ela foi impressa pela primeira vez em uma bolsa de moedas de vinil. Quase cinquenta anos depois, a Hello Kitty é reconhecida em todo o mundo, foi colocada em inúmeros produtos e possui seu próprio trem-bala. Em 2008, o Japão nomeou Hello Kitty como embaixadora oficial do turismo, convidando o resto do mundo a celebrar a orgulhosa identidade kawaii do país.
Desde Hello Kitty, a Sanrio e muitos outros fabricantes desenvolveram personagens fofinhos que, embora fictícios, também se tornaram ícones pop como → Pokémon e até mesmo emojis usados nas Redes Sociais de hoje em dia, todos eles têm uma coisa em comum que se chama fofura 🐰 Os personagens kawaii geralmente são projetados para ter corpos desproporcionais, cabeças grandes, olhos arregalados, nariz pequeno e pouca ou nenhuma expressão facial. A falta de emoções é o que os torna tão amáveis, pois permite que os espectadores se projetem no personagem, seja uma criança pequena ou um animal adorável.O Japão é um país com muitas contradições, sendo uma delas a cultura do trabalho estritamente formal versus a cultura kawaii rosa e com babados. Kawaii é uma maneira de as pessoas escaparem do estresse e da pressão extrema do trabalho e da escola e se expressarem em moda, arte e estilo de vida.
Se você tiver que se comportar profissionalmente o dia inteiro, um modo de relaxar seria tomar uma bebida em um bar, enquanto para algumas pessoas o melhor é se entregar à fofura! Considerando que os japoneses precisam usar uniformes basicamente a vida inteira no trabalho e na escola, faz sentido que eles usem algo completamente diferente fora do trabalho. Ao mesmo tempo, o kawaii também está presente na vida profissional, você sabia que todas as prefeituras do Japão e até as empresas têm seus próprios mascotes?A cultura kawaii continua evoluindo: Agora existem muitos tipos diferentes de kawaii além da estética tradicional da Hello Kitty. Mesmo o dark e o gótico podem ser considerados kawaii! Pense no personagem de Sanrio, Kuromi, por exemplo, ela é punk, mas ainda super fofa.