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Descubra a Cultura Fofa do Japão #Kawaii

Incrível post do Blog Periquito Brisado falando um pouco sobre a Cultura Fofa no Japão, chamada de Kawaii 

O que é kawaii: Se você está familiarizado com a cultura japonesa, não há dúvida de que você já ouviu falar do termo kawaii. Faz muitas pessoas pensarem em cores pastel, Hello Kitty, vestidos com babados, anime e claro, no Japão! A palavra kawaii é derivada de uma frase que se refere a corar, mas com o tempo o significado da palavra mudou e é hoje traduzido como fofo. Mas o kawaii é na verdade muito mais do que apenas fofo: É uma grande parte da cultura japonesa e pode ser encontrada em animes, moda, arte, música, estilo de vida e muito mais! 

Sobre a história: Acredita-se que a cultura kawaii do Japão tenha começado na década de 1970, quando os adolescentes desenvolveram sua própria caligrafia infantil. Dada uma variedade de nomes, incluindo marui ji (escrita redonda), koneko ji (escrita de gatinho) e burikko ji (escrita de criança falsa), o roteiro estilizado apresentava linhas curvas e parecidas com macarrão ao lado de corações, estrelas e rostos de desenhos animados. 

Alguns acreditam que essa tendência foi uma resposta à rígida cultura do Japão pós-Segunda Guerra Mundial, e que esse novo estilo atraente permitiu que os jovens da época expressassem sua individualidade. Enquanto a maioria das escolas baniu o marui ji, o estilo lúdico ganhou popularidade entre os anunciantes na década de 1980 e levou à invenção de um dos personagens kawaii mais famosos da atualidade. 

Em 1974, a marca japonesa Sanrio lançou seu personagem icônico, Hello Kitty. Desenhado por Yuko Yamaguchi, a gata branca super fofa , sem boca e com um laço rosa. Ela foi impressa pela primeira vez em uma bolsa de moedas de vinil. Quase cinquenta anos depois, a Hello Kitty é reconhecida em todo o mundo, foi colocada em inúmeros produtos e possui seu próprio trem-bala. Em 2008, o Japão nomeou Hello Kitty como embaixadora oficial do turismo, convidando o resto do mundo a celebrar a orgulhosa identidade kawaii do país. 

Desde Hello Kitty, a Sanrio e muitos outros fabricantes desenvolveram personagens fofinhos que, embora fictícios, também se tornaram ícones pop como → Pokémon e até mesmo emojis usados nas Redes Sociais de hoje em dia, todos eles têm uma coisa em comum que se chama fofura 🐰 Os personagens kawaii geralmente são projetados para ter corpos desproporcionais, cabeças grandes, olhos arregalados, nariz pequeno e pouca ou nenhuma expressão facial. A falta de emoções é o que os torna tão amáveis, pois permite que os espectadores se projetem no personagem, seja uma criança pequena ou um animal adorável. 

Incrível post do Blog Periquito Brisado falando um pouco sobre a Cultura Fofa no Japão, chamada de Kawaii 

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Mas por que no Japão? Se você pensar sobre isso, outros países também têm personagens, mascotes e outras coisas que poderiam ser consideradas kawaii, como mascotes esportivos, desenhos animados como as Meninas Super Poderosas e, é claro, Disney, mas é óbvio que o kawaii é muito maior no Japão! Em muitos países ocidentais, a fofura é freqüentemente associada com o infantil e não de um modo bom. Mesmo que isso tenha mudado desde o boom da Hello Kitty, para algumas pessoas ainda é considerado um tabu gostar de coisas fofas no oeste. 

O Japão é um país com muitas contradições, sendo uma delas a cultura do trabalho estritamente formal versus a cultura kawaii rosa e com babados. Kawaii é uma maneira de as pessoas escaparem do estresse e da pressão extrema do trabalho e da escola e se expressarem em moda, arte e estilo de vida. 

Se você tiver que se comportar profissionalmente o dia inteiro, um modo de relaxar seria tomar uma bebida em um bar, enquanto para algumas pessoas o melhor é se entregar à fofura! Considerando que os japoneses precisam usar uniformes basicamente a vida inteira no trabalho e na escola, faz sentido que eles usem algo completamente diferente fora do trabalho. Ao mesmo tempo, o kawaii também está presente na vida profissional, você sabia que todas as prefeituras do Japão e até as empresas têm seus próprios mascotes? 

A cultura kawaii continua evoluindo: Agora existem muitos tipos diferentes de kawaii além da estética tradicional da Hello Kitty. Mesmo o dark e o gótico podem ser considerados kawaii! Pense no personagem de Sanrio, Kuromi, por exemplo, ela é punk, mas ainda super fofa. 


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Uma coisa que eu também notei é, como personagens do tipo Hello Kitty se tornaram menos populares nos últimos anos e substituíram personagens fofinhos mais relacionáveis, como o preguiçoso Gudetama, que está cansado da vida, e o fofo e irritado Aggretsuko, que ama o metal. 

Fonte: Kawaii Google