Pular para o conteúdo principal

Descobrindo sobre o Peixe Elétrico

 

Peixe-elétrico ou poraquê são alguns dos nomes populares do Electrophorus electricus, que é um dos maiores peixes de água doce da América do Sul. Pode atingir dois metros de comprimento e pesar até 20 quilos. Possui hábitos noturnos, respira o ar atmosférico, alimenta-se de outros peixes e pertence ao grupo dos Gymnotiformes, cujas espécies possuem cargas elétricas de intensidade variada, como os ituís, tuviras ou sarapós. Estas são apenas algumas curiosidades sobre este peixe. 

 

 

O poraquê ficou conhecido mundialmente pelo sua capacidade de produzir descargas de alta voltagem, de cerca de 500 volts, suficiente para matar um cavalo, tendo despertado a curiosidade de muitos pesquisadores. Como poderia um peixe produzir carga elétrica? A descarga é produzida por células musculares modificadas, os eletrócitos, sendo o conjunto deles denominado de eletroplacas. 

 

As 6.000 eletroplacas que um peixe-elétrico adulto possui estão dispostas em série, como pilhas de uma lanterna, e são ativadas simultaneamente, quando o animal encontra-se em estado de excitação, como na hora da captura de uma presa ou para defender-se, fazendo com que seus três órgãos elétricos, o de Sach, o de Hunter e o órgão principal, descarreguem.
A maior parte desta energia de alta voltagem é canalizada para o ambiente, não afetando o indivíduo, o qual possui adaptações especiais em seu corpo, ficando assim isolado de sua própria descarga.